Pular para o conteúdo
Consultoria gastronômica especializada em bebidas. » Blog » Black Friday: descubra como vender mais cervejas nesse período

Black Friday: descubra como vender mais cervejas nesse período

A Black Friday é uma das datas mais promissoras para os comerciantes de todo o país, devido ao aumento no volume de vendas.

Em 2021, o e-commerce faturou mais de R$ 5,4 bilhões com as vendas decorrentes do período, segundo levantamento da Neotrust.

De acordo com uma pesquisa da Globo,  50% dos consumidores brasileiros pretendem gastar com as promoções que vão acontecer durante o período.

Uma das formas de aproveitar a época para aumentar suas vendas é investir em um bom planejamento para executar uma boa campanha de Black Friday.

Como planejar e criar uma campanha de Black Friday?

  • Planeje as operações
  • Conheça seu público
  • Use meios de comunicação distintos
  • Use sua base de leads
  • Crie conteúdos para a Black Friday

Planeje as operações

Elaborar um planejamento estratégico que seja coerente e efetivo necessita de tempo. É preciso dar início à estruturação da sua campanha para Black Friday o quanto antes.

Alguns pontos são importantes e não podem ser deixados de lado, como:

Soluções logísticas; se você for vender produtos descartáveis (garrafas ou latas), pense que pode haver a possibilidade de ficar sem mercadoria, para isso tenha parceria fortificada com seus fornecedores e distribuidores para poder ter uma reposição ágil. Não aposte suas fichas em produtos com difícil reposição, pois seus clientes podem ficar frustrados se não tiverem acesso a oferta anunciada inicialmente.

Estoque; não cometa exageros, vá com cautela e se preciso, negocie com fornecedores compras com entregas diárias. Negocie a compra de um pacote de produtos no qual você pode obter um desconto considerável e que a entrega será gradual no período, garanta que se for necessário cancelar parte do recebimento futuro, você não terá custos surpresa.

Marketing Ops; o conceito de Marketing Ops é a operacionalização dos processos criativos e lúdicos, tradicionais dentro desse segmento. A ideia é, por meio da automação de Marketing, por exemplo, fornecer os insights e recursos necessários para um alto desempenho, tornando o fluxo de trabalho eficiente, sem perder tempo, por exemplo, com atividades burocráticas.

Precificar; um dos grandes vilões do período é com certeza a precificação dos produtos, pois, com o fluxo intenso de clientes você pode perder muito tempo organizando e precificando produtos. Tenha em mente que é necessário deixar muito claro o preço de qualquer produto e que nenhum item pode ficar sem etiqueta de preço, caso contrário o cliente pode fazer uso do Código de Defesa do Consumidor e pagar muito menos do que você teve de custo para comprar a mercadoria.

Black Friday

Conheça o seu público

Toda estratégia de marketing e vendas deve ter como ponto central o público-alvo desejado. Isso é fundamental para que as campanhas sejam mais efetivas.

Fazer o anúncio de pratos veganos para um público que segue perfis de hamburgueria ou casa de carnes, ou então, ofertar cervejas para pré-adolescentes são bons exemplos de estratégias sem planejamento.

Usando a base de leads

Outro método eficiente para a Black Friday é produzir uma landing page no site exclusiva para o dia, motivando os visitantes a se cadastrarem na base de contatos.

Para incentivar ainda mais o cadastro de consumidores, é possível oferecer benefícios adicionais, como vale-desconto exclusivo ou frete grátis para compras na Black Friday.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *